quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Comidinhas "estranhas" de Pequim - Wangfujing Xiaochijie

Se tinha muita coisa boa para comer em Beijing, também tinha muita coisa "esquisita"!!!

Em todos os cantos da cidade vendiam pés e pescoço de frango (ou outro animal parecido) e era algo que as pessoas comiam tranquilamente voltando do trabalho! Ok, tem muito brasileiro que come, mas nunca vi venderem isso no Brasil em restaurante ou como street food.


Vimos diversos pratos com bicho-de-seda nos cardápios de restaurantes de Pequim, assim como outros miúdos inimagináveis para mim até então.

E cachorro, alguém come? Não vimos em lugar nenhum (Sylvain tinha visto quando visitou outros países da Asia), mas nos explicaram que se trata de um prato extremamente caro e calórico, ainda consumido (cada vez menos), mas apenas no inverno. Ou seja, são poucos os chineses que comem ou mesmo que já comeram. Atualmente os chineses adoram cachorros como animal de companhia, para todos os cantos eles passeiam com o bichinho no cestinho da bicicleta ou na moto. Vimos muito cachorro acompanhada do dono pelas cidades chinesaspor onde passamos(nunca tinha visto tanto, nem na França que tem uma concentração enorme!), numa relação de muito afeto, assim como eu gosto! Vale lembrar que por muito tempo era proibido ter qualquer animal de estimação. 

E o tal espetinho de escorpião? Se os chineses já comeram outrora por falta de opção, hoje é mais algo para "turista ver". Não falo só de turista ocidental, que é minoria absoluta na China, mas do próprio turista chinês visitanto e descobrindo o próprio país.

O melhor lugar para ver tudo isso é em uma ruela estilo tradicional perpendicular à grande rua Wangfujing (metrô do mesmo nome) e paralela (ao sul) à rua Donhuamen, onde à noite também funciona uma feira de "comidinhas". Esse local é chamado Wangfujing Xiaichijie e prepare-se para encontrar uma multidão!


Atenção, pois as imagens abaixo são fortes e podem chocar a sensibilidade dos leitores mais suscetíveis:






Alguém encara?

Sylvain fez um vídeo caseiro sem pretenções jornalísticas mas que ilustra bem o ambiente da rua e os produtos ali vendidos... Sugiro ver até o final para saber se a gente encarou essa aventura culinária ou não! Ou mesmo para ver toda a variedade do que tempor ali!



O que você comeria ou não comeria de jeito nenhum? Até onde você acha que iria (ou não) se passasse realmente por um período de fome extrema?

12 comentários:

Enaldo Soares disse...

Bom, já que você perguntou: eu sou vegetariano e não comeria nada disto, nojento, rs...

Lulu disse...

ecaaaaaa tinha barata e tudo é??

eu nao comeria essas coisas nao... tenho medo de ter alguma alergia ou infecçao rs
alem de q duvido q seja gostoso rs

mas conte ai... a higiene... oq vc achou?

Ana Maria Brogliato disse...

Olha Milena, a princípio eu diria que não comeria de jeito, mas num caso de fome extrema, muda tudo. Vi que tem muitas frutas, acho que eu iria por esse lado. Adoro frutas e legumes. Meu marido é que ficou com água na boca com os espetinhos de insetos, lagartixa, etc. Ele adora comidas exóticas e eu sou muito chata nesse negócio. Mas onde tem frutas e verduras, nãos e passa fome. Ou talvez eu começasse comendo uma perninha de inseto para ir me adaptando, hehehe.. Excelente este post, como todos os outros sobre a China. O vídeo então, está ótimo também. Bjs

Beth Blue disse...

Gente, estes chineses comem TUDO mesmo...que nojo! A coisa mais horrível que comi na minha vida (fora coração de galinha, que odeio rsrsrsr) foi HAGGIS, na Escócia! E só comi porque me enganaram, eu não sabia o que era...

Quanto a estória de comer cachorros, eu já tinha ouvido falar sim (e lido em jornais)...acho um horror mas no Brasil temos o famoso "churrasquinho de gato", né? Pelo amor de Deus...

Olha, depois de ver suas fotos perdi a fome de vez!

Milena F. disse...

Enaldo, admiro as pessoas com toda essa força de vontade!

Lu, ali tinha mesmo de tudo, e nessas banquinhas de rua ahigiene não é lá a mesma das normas européias... O que me chocou mesmo é que as pessoas jogavam os espetinhos no chão após comer, isso em todos os lugares, depois é o agente de limpeza que recolhe tudo... Foi o único comportamento mais chocante para mim, eu não conseguia jogar no chão de jeito nenhum! Mas por outro eles jogavam apenas os espetinhos e o ossos no chão, no mais as ruas são limpas e de forma geral todo mundo joga lixo no lixo.

Ana, tb tenho a minha lista do que comeria ou não comeria... Néaocomeria minhoca e vermes de jeito nenhum! "No Limite" não é comigo!

Beth, essas iguarias nos surpeendem mesmo!!! Mas eu adoro coração de galinha bem assado (no espeto!)... Para os chineses os queijos franceses estilo Roquefort são "nojentos", ou então o que dizer do escargot (que também aprendi a amar!), do "fois gras" (prato muito apreciado na França e muito caro)... Sem contar que adoro as coxinhas de rã!!!

Marta Faustino disse...

Em caso de fome extrema tinha mesmo de comer algumas dessas coisinhas...agora se estivesse aí a passear (e tivesse outras possibilidades para me alimentar) nem pensar em comer comida de rua, se fosse turista, é claro!

Larissa disse...

Oi Milena, seus posts sobre a China estão muito legais!
Nossa, confesso que fiquei meio enjoada de ver isso tudo... Não tenho dúvidas que NUNCA na minha vida comeria bicho de seda, tenho pavor de lagartos e afins (assim como lesmas, minhocas, etc). Mas desse vídeo aí, ficaria só nas frutas mesmo. Meu marido então nem se fala, ele é mil vezes mais nojento do que eu, rs. Mas quando o cenário muda, como em situação de fome extrema, já não dá pra garantir nada né... Ahhh achei interessante o povo gritando, lembrou muito as feiras de rua que temos no Brasil, cada barraca gritando seu preço :)
Beijinhos!

cantinho da Nany na Italia 1 disse...

Milena, a unica coisa que comi de diferente aqui na Italia, foi pato selvagem, caprioli, q è o que chamamos de veado, e lingua de boi, todos comi sem saber. a lingua de boi fiquei enjoada quando soube. em caso de fome eu iria nas frutas, mas, pra bem da verdade tenho nojo de lugares como esses, o qual imaginamos que a higiene è zero. creio que vi ate morcegos ai? um povo q è capaz de comer cachorros! n tem limites?
agora exclamo como os Italianos.
Oh la madona!!!!!!

Beth Blue disse...

Escargot? Coxinhas de rã? Posso vomitar?!! Você realmente virou francesa, rsrsrs.

Line disse...

"Virgimaria" Milena! hahaha
Não estava em condições de ler esse post! rsrs

Mas concordo que eles também devem achar muitos dos nossos hábitos também um pouco estranhos!

Ah, e eu adoro coração de galinha! :D

Viviane und ihre Welt disse...

Vim agradecer.

Beijinhos

Anônimo disse...

Gente! Aquele espetinho da terceira foto é de cavalo-marinho MESMO? Tenso! Eu não comeria nada disso, (embora tenha curiosidade com o de escorpião, hehehe)porque sou vegetariana... Aliás, será que vegetarianos têm chances na China?
Beijos,
Lidia.