sexta-feira, 11 de maio de 2012

Encontros de alma e paladar

O que eu não gosto de telefone, amo a internet! Tudo está ali disponível a um clic!

Tantas coisas que podemos aprender, viver com a ajuda de um computador e da internet! Sinceramente, não sei como faria todas as minhas pesquisas de passeios, reservas de hotéis e até de preços de passagens, pois sem todas essas ferramentas tudo seria mais trabalhoso, mais lento e provavelmente mais caro.

Quem não pode viajar por uma razão ou outra, pode viajar através dos sites e blogs de viagens sem realmente deixar o conforto do seu lar.

Então, sabendo usar, a internet pode ser uma grande aliada, eu sempre defendo isso! E se muita gente já usou a utilizou para encontrar o amor da sua vida, por que não para fazer amigos ???

Desde que cheguei na França a internet foi meu melhor aliado para conhecer pessoas e fazer amigos. Conheci dezenas e dezenas, nunca tive uma experiência negativa. As vezes simplesmente aconteceu de nunca mais rever a pessoa, mas sempre passei um bom momento. Outros se tornaram amigos "reais" com quem mantenho contato há anos e que tento ver sempre que posso.

Desta vez tive o imenso prazer de conhecer o blogueiro carioca Jorge Fortunato que ama Paris e aqui esteve pela 8ª vez! O blog do Jorge, Acabou o Caviar? é muito agradável, cheio de dicas e relatos de suas viagens, mas sem esquecer o nosso Brasil e tudo o que se passa no seu Rio de Janeiro. Eu leio regularmente (comecei quando buscava informações sobre Praga) e recomendo! Jorge voltou essa semana ao Brasil após a sua viagem de um mês pela França e Itália, então tenho certeza que ele tem muita coisa para contar e saberá cativá-los!

E nada melhor do que um encontro gastronômico em Paris! Optamos pelo restaurante Le Relais Gascon (Gascogne é uma região da França) em Paris, um local que adoro pelo seu ambiente simples, descontraído e sem frescura. Localizado no bairro Montmartre, a especialidade é a cozinha do sudoeste da França, mas o local é muito mais reputado pelas suas saladas gigantes!

Eu sempre vou pelas saladas, que de salada tem apenas o nome e não tem nada de light... Elas são acompanhadas de batatas cortadas em finas rodelas e fritas ao alho. Uma delícia! 
Desta vez escolhi a salada com salmão, mas as saladas de presunto seco também são maravilhosas.
Não é mais novidade para ninguém que passa regularmente aqui no blog que Sylvain não é muito chegado em uma salada. No Relais gascon ele geralmente pede o frango assado temperado com ervas, como na foto acima, igualmente com as batatas ao alho à moda da casa. As porções são muito generosas, dispensando a entrada, e os pratos custam em torno de 12€. 

Ou então Sylvain pede o Cassoulet, que é como se fosse a Feijoada Francesa (eu sei que alguns brasileiros orgulhosos vão me matar!), mas com feijão branco. Vou contar tudo, o Jorge provou o Cassoulet (que ele já conhecia de outras viagens pela França) desse restaurante e adorou!
 Foto emprestada pelo Jorge
Após essa refeição copieuse (abundante) eu dispenso a sobremesa, mas não os rapazes! 
Sylvain escolheu profiteroles (foto) para me agradar e me deixou 'ciscar' um pouco no seu prato. 
Jorge (foto dele) preferiu tarte tatin, com maçãs, geralmente servido morno e com sorvete de baunilha.

Tem coisa melhor do que um bom papo entre amigos ao redor de uma boa mesa?

Le relais Gascon
6, rue des Abesses
75018 Paris
Metrô Abesses

10 comentários:

Jorge Fortunato disse...

Milena
Que boa surpresa ver este post! Justo hoje que faz uma semana que tive o prazer de conhecer você e o Sylvain! Passou um filme na minha cabeça agora. Eu descendo em Pigalle e seguindo andando calmaamente pela Rue Lepic depois Rue des Abbesses. Nosso encontro e o sabor daquele maravilhosos Cassoulet. Eu vou te mandar a foto e aí se der vc acrescenta ao post. Merece. Eu gostei muito do nosso encontro, um verdadeiro milagre da internet. Eu voltei no Relais Gascon duas vezes e da última comi Magret de Carnard que estava muito bom. Meu amigo optou pelo Menu e também estava ótimo. Espero poder retribuir quando vocês vierem ao Rio.
Um beijo e um abraço para o Sylvain.

Adriana Pessoa disse...

Milena,
que delícia de restaurante!
E a companhia não poderia ser melhor.
Adoro o blog do Jorge e estou feliz em conhecer o seu!

BLOGZOOM disse...

Milena,

Eu já estou pensando em carrega-lo comigo numa proxima viagem, melhor do que livros de turismo. Ele é o Guia ao vivo e em cores!

Esta sala parece deliciosa, eu tambem prefiro coisas mais leves, ainda mais quando se viaja.

BEIJOS

Tania Ziert Baião disse...

Delicia de post...Em todos os sentidos!

Inaie disse...

menina, comida boa, amizade boa, o que mais a gente pode querer? vou correr la conhecer o Jorge...bjs

Debora disse...

Oi Milena tudo bem???

Estou aqui lendo o seu blog e confesso que estou ADORANDO... Meu primo se mudou pra França a pouco tempo e agora lendo tudo no seu blog a vontade de ir visitar-lo só cresce...

Com relação a Barbie Real ela foi lançada aqui no Brasil essa semana e já está a venda em algumas lojas, vi que nos Estados Unidos ela custa $ 100,00... Quero muito comprar essa Barbie, mas estou com dó de gastar meu dinheirinho com isso...


Beijinhos.

Allan Robert P. J. disse...

Vou visitar o blog do Jorge, sim. Mas antes vou fazer uma boquinha que esse teu post deu fome.

:)

Deby-abelha disse...

Milena, esses últimos posts de gastronômia é de matar!!! Tudo parece tão delicioso!!!
Eu também já tive muitas experiências positivas a relacionamentos na internet, já conheci amigos que se tornaram quase irmãos!!! Sou totalmente a favor!

Bj

Sandra disse...

Que legal quando um contato virtual vira real né!?! Conheci algumas amigas muito legais por aqui também através da net. E, nossa, que vontade de provar um destes pratos :-). Delícia que é a culinária francesa!!!

Flavia disse...

Comida tudo de bom rsrsrs!Bjocas