sábado, 10 de março de 2012

Economizando e se divertindo !

Se eu já era meio econômica antes, aqui na França virei mesmo pão-dura!!!

Não me compreendam mal, vou tentar explicar:
Não me importo de pagar um preço justo por um produito de qualidade ou pelo qual tive realmente um "coup de coeur" (amor à primeira vista), mas detesto pagar mais caro por algo que posso ter mais barato!!!
Se para mim a imagem do brasileiro segue a linha do americano (na minha cabeça, é claro) de querer esbanjar e não contar dinheiro, vejo o francês, de uma forma geral (claro que existem exceções!!!) como bem mais controlado e que valoriza seu rico dinheirinho.

Por isso há alguns anos se multiplicam por aqui as vendas privés pela internet ou direto nas lojas, cartas de fidelidade de lojas que permitem descontos ou presentes, e sites especializados de desconto. Desde que cheguei aqui ouvi falar de um sistema de compra pela internet que permite obter descontos excepcionais!!! No inicio fiquei com um certo receio, mas confesso que me rendi...

Um dos sites bem conhecidos nesse domínio se chama Groupon... Motivada por amigas, acabei comprando não apenas um, mas dois jantares pelo site!!! Cada dia existem as promoções disponíveis em cada domínio (como restaurantes, por exemplo) e temos um dia ou hora limite para nos inscrevermos. Se a promoção seduzir um número X de compradores, a venda é validada. Se não for, ninguém perde nada. Mas o pagamento é por cartão de crédito no momento da compra (direto ao site).

E além do Groupon, descobri um outro concorrente, o Lookingo.com. Há algumas semanas comprei um jantar e um brunch por esse site, e hoje fui no restaurante. Trata-se do Casa Tina, de comida espanhola, bem pertinho da avenida de Champs Elysées, mas em uma rua perpendicular, e nem um pouco turístico (muitos clientes locais do bairro). O antendimento foi bem caloroso, comida correta (nada espetacular). Ambiente bem simples de bistrô. Pena que esqueci a máquina fotográfica para registrar.

Então aqui vai a dica para quem quer aproveitar restaurantes e outras compras com preços reduzidos! Existem muitas opções para Paris, mas muitas outras cidades francesas estão incluidas, e esse sistema não para de crescer. O unico problema é que a gente recebe diariamente por e-mail muitas ofertas interessantes e dah vontade de comprar tudo!!! Atualmente estou apagando tudo sem ler, pois jah tenho 3 jah pagas prontas para usar e falta tempo!!!

Eu jah jantei, mas bon appétit para quem ainda não jantou!!!

Lookingo

Groupon

Site de descontos especializado em restaurantes:
La Fourchette (mas nesse a gente imprime a redução, e paga direto ao restaurante no dia da reservação.

Casa Tina (e tem um outro restaurante do mesmo dono, a Casa Paco)
Ponto negativo: achei as bebidas um pouco caras em comparação com os pratos e a média dos restaurantes da mesma categoria em Paris.

10 comentários:

Tatiane disse...

eu tb uso o groupon! e levei alguns meses até me render pois achava que so sobrava o resto do resto!

No Brasil o conceito de compra coletiva esta bombando também...
Nao conhecia o outro site vou ver agora! valeu pela dica

Sandra disse...

Oi Milena! Groupon parece que é uma febre quase que "mundial"...rs... Eu comprei uma vez um jantar em um restaurante Thai, foi bom, mas nada excepcional. Quando eu estive em São Paulo no ano passado, só se falava em compras do Groupon. É uma jogada de marketing e tanto, mas há que ter cuidado. Algumas amigas no Brasil compraram tratamento estético e para os resultados começarem a aparecer é preciso muitas sessões e quem compra pelo Groupon normalmente é vendido só um número mínimo, ai se vc quiser realmente ver algum resultado acaba tendo que investir mais. Mas tem coisas que valem a pena, só precisa tomar cuidado e não deixar se viciar...rs.. Boa semana :-)

Anônimo disse...

Oi Milena, tb já comprei vários produtos pelo groupon e por enquanto não tive nenhum problema, espero continuar assim. Gostaria de trocar algumas idéias com vc, meu email rhana_tavares@hotmail.com
Abraço

RhanaP

Milena F. disse...

Tatiane e Sandra, na Europa eu sabia que groupon estava em alta conta, mas quanto ao Brasil estou desatualizada!!!
Na hora de comprar tento procurar opinião dos clientes em relação aos restaurantes (por enquanto só comprei isso), mas tem muito cabelereiro e trabamento estético mesmo, aí é melhor ter muidado mesmo!
Uma amiga comprou uma "fish manicure" e adorou! As vezes é a possibilidade de testar algo que se não fosse a redução a gente não faria normalmente...

Rhana, voi te enviar um e-mail!!!

Anônimo disse...

Eu já pesquisei no Groupon e adorei o que vi, principalmente as promos de SPA :-)
É ótimo vc dividir isso aqui. Eu nem sabia da existência do Lookingo :-)

bjos Milena

Nadja Kari disse...

Aqui no Brasil eu também uso Groupon e gosto muito :D Vale a pena!!!

Vanessa à Paris disse...

Boas dicas.
Nao conheço a maior parte, so o Groupon e La Fourchette.

Milena tome cuidado com o Groupon tiveram diversos escandalos ligados a eles...
bjs

Milena F. disse...

Viviane, essas promoções de SPA são mesmo tentadoras...

Vanessa, que tipo de escandalos? Sempre tem alguém que diz que não conseguiu marcar RDV durante a validade do "bon" e não conseguiu reembolso, por isso eu sempre analiso bem se estarei disponível no periodo. Além disso, tb não compro almofadas e colchão como muita gente... Nesse caso tem mesmo que ler cada detalhe do que está escrito e bem pesquisar o fornecedor, se os produtos propostos são mesmo da qualidade que a gente espera.
Mas por enquanto tipo sorte (só comprei restaurante) e ainda não tive problemas para reservar. Além disso, até então recebemos um bom atendimento, em nada diferente do que percebemos em relação aos outros locais do estabelecimento.

Vanessa à Paris disse...

Milena, aqui vao 2 links q eu li sobre o Groupon:
http://www.femmesweetfemme.fr/arnaque-groupon

http://www.brocooli.com/groupon-lenvers-du-decor/

Assim q tiver tempo te mando os outros.

Ainda bem, e sinceramente é bom saber q o serviço com restaurantes funciona bem :)))) Assim posso tentar tb.

E obrigada pela msg la no blog :)

Milena F. disse...

Vanessa, por isso que eu acho importante verificar antes as opiniéoes sobre o local (no caso restaurantes, institutos...). E no caso do outro exemplo, da empresária, eu já acho que foi ela a louca de propor um coach que custa normalmeente 500e por 49€ (10% do preço!), assim como um "bon" de 200e por 29€... Acho que cada empresa deve saber calcular até onde vai a sua margem... Mas oferecer um serviço que não pode cumprir?
Seria como propor um jantar de 50€ por 5€... Claro que não tem como lucrar com isso, a não ser que o local utilize como uma verba de "publicidade", que custaria bem mais caro do que isso.